“Todo profissional é prosa. Só o professor é poesia.”

LEONARDO LISBOA BCENA

Alguém me disse um dia que o professor se assemelha a um guia na terra, a sua missão é preparar e orientar jovens mentes para os desafios da vida vindouros…

Para que esta missão seja cumprida, todos os dias milhares de docentes prosseguem o seu caminho na busca incessante da melhoria das suas práticas.

A formação tem sido e é um momento especial de aprendizagem, partilha e muitas vezes crescimento pessoal e profissional. São estes momentos de crescimento que venho aqui partilhar com apresentação de trabalhos maravilhosos surgidos ao longo deste caminho.

Este livro apresenta uma coletânea de poemas elaborados pelos formandos, a partir de tarefas desenvolvidas ao longo das formações que ministrei nestes últimos anos pelo SPZN.

Agradeço a todos os formandos que cruzaram este meu caminho, que me enriqueceram com as suas verdades e me mostraram o que de melhor se faz nas salas de aula em Portugal.

Um agradecimento especial ao Dr. Manuel Pereira, do Secretariado do SPZN em Bragança, pelo seu incansável apoio e ao Dr. Pedro Barreiros, Diretor do CFProf do SPZN, por acreditar neste projeto.

Professora Lurdes Gonçalves